Saiba quais são as maiores bolsas de valores do mundo
Neste artigo:
- As 10 maiores bolsas de valores do mundo;
- E a B3?
O mercado de ações é gigantesco em todo o mundo. Embora o mercado norte-americano seja o mais famoso, graças a filmes e à mística de Wall Street, a NYSE (New York Stock Exchange, a bolsa de valores de Nova York) está longe de ser a maior do mundo em número de empresas listadas.
Já falamos aqui na Sproutfi sobre a NYSE e também sobre a Nasdaq, sobretudo, os pré-requisitos para estar listado nesta última. Mas não falamos – ainda! – sobre qual é a maior bolsa de valores em número de ativos listados e disponíveis para investimento.
A espera acabou. Veja aqui as 10 maiores bolsas de valores do planeta de acordo com levantamento da WFE (The World Federation of Exchanges) disponibilizado pela Statista.
As maiores bolsas do mundo em número de empresas listadas
À primeira vista, as bolsas de valores dos Estados Unidos – NYSE e Nasdaq – podem ser consideradas as maiores do mundo. Talvez em fama. Porque, em volume de empresas listadas para negociação, ambas estão fora do primeiro lugar.
A NYSE está nem mesmo no top 5 mundial. A Nasdaq ostenta o segundo lugar.
Confira o ranking:
1 - Japan Exchange Group (JPX): 3.846 empresas
O Japan Exchange Group é um grupo de bolsas que engloba três bolsas japonesas: a TSE (Tokyo Stock Exchange, bolsa de valores de Tóquio), OSE (Osaka Exchange, bolsa de Osaka) e TOCOM (Tokyo Commodity Exchange).
O grupo surgiu em 2013, quando a TSE e a OSE se fundiram. Em 2019, o Japan Exchange Group adquiriu a TOCOM.
Juntas, as bolsas contabilizam quase 4 mil empresas. São 3.840 companhias japonesas e seis estrangeiras.
2 - Nasdaq: 3.765 empresas
A Nasdaq é uma das bolsas de valores mais conhecidas do mundo. Fundada em fevereiro de 1971 nos Estados Unidos, concentra boa parte das maiores empresas norte-americanas, sobretudo do setor de tecnologia. Apple ($AAPL), Amazon ($AMZN), Tesla ($TSLA), Microsoft ($MSFT), Meta ($META) e Alphabet, controladora do Google ($GOOGL e $GOOG), são algumas das companhias que têm ações na Nasdaq.
Ao todo, são 3.765 listadas na bolsa, sendo 2.893 norte-americanas e 872 estrangeiras.
3 - TMX Group: 3.579 empresas
O TMX Group surgiu em 2008 e é a controladora da bolsa de valores de Toronto, no Canadá.
Além a TSX (Toronto Stock Exchange), que existe desde 1861, o TMX Group também controla a bolsa de Montreal e a TSX Venture Exchange, focada mais em empresas de capital de risco e que nasceu da fusão entre as bolsas de Vancouver e Alberta, também no Canadá.
Ao todo, são 3.579 empresas, sendo apenas 50 estrangeiras.
4 - Shenzhen Stock Exchange: 2.713 empresas
Esta bolsa chinesa surgiu em 1990 na cidade de Shenzhen. É uma das três principais bolsas de valores da China, ao lado das bolsas de Xangai e Pequim. Todas as 2.713 companhias listadas são do país.
5 - Hong Kong Exchanges and Clearing: 2.580 empresas
A bolsa de Hong Kong é uma das mais conhecidas da Ásia. E esta bolsa, fundada em 1891, é a principal joia da Hong Kong Exchanges and Clearing.
Além da bolsa de Hong Kong, a holding controla também a Hong Kong Exchanges and Clearing, focada em mercados futuros, e a London Metal Exchange.
Atuante desde 2000, o grupo tem 2.580 empresas listadas, sendo 182 estrangeiras.
6 - NYSE: 2.496 empresas
A bolsa de Nova York é a mais famosa do mundo e uma das mais antigas. Fundada em 1792, tem 2.496 empresas listadas. Destas, 1.909 são norte-americanas, a exemplo de Coca-Cola ($KO), Walmart ($WMT), Ford ($F), entre outras.
Além dessas, 587 são de fora dos Estados Unidos, inclusive, algumas companhias brasileiras que abriram capital diretamente na bolsa americana. É o caso do Nubank ($NU) e PagSeguro ($PAGS).
7 - Korea Exchange: 2.450 empresas
A Korea Exchange é a única operadora de bolsas de valores da Coreia do Sul. Fundada em 1956 com a união da Korea Stock Exchange, Korea Futures Exchange e KOSDAQ (Korean Securities Dealers Automated Quotations) Stock Market. Ao todo, têm 2.450 empresas listadas, sendo apenas 22 não coreanas.
8 - Shanghai Stock Exchange: 2.152 empresas
A bolsa de Xangai é outra bolsa de valores chinesa com grande número de empresas listadas para negociação. Todas, inclusive, são da China. Foi fundada em 1990.
9 - Australian Securities Exchange: 2.143 empresas
É a bolsa de Sydney, maior cidade da Austrália. A bolsa é a maior não só do país, mas da Oceania. Das 2.143 empresas com capital listado, 158 são de fora da Austrália.
10 - National Stock Exchange of India: 2.126 empresas
A NSE (National Stock Exchange of India) é a principal bolsa de valores da Índia. Localizada na cidade de Mumbai, surgiu em 1992. Todas as companhias listadas são indianas.
E a B3?
A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores do Brasil, ainda precisa de muito para chegar no ranking das 10 maiores bolsas por número de ativos listados. De acordo com a Statista, a bolsa brasileira lista apenas 376 companhias, sendo 368 nacionais e oito de outros países.
O número parece pequeno e, de fato, é em relação às demais bolsas. Mesmo assim, é suficiente para deixar a B3 no top 20 mundial.