O que é o SIPC?
O SIPC (Securities Investor Protection Corporation) é uma organização formada por corretoras americanas que garante que os investidores ligados a corretoras que fecharam, por qualquer motivo, recebam de volta as suas ações e o dinheiro que possuíam naquela corretora.
O que é o SIPC (Securities Investor Protection Corporation)?
O SIPC é uma entidade criada em 1970 que tem como objetivo proteger os investidores em caso de falência ou de insolvência de uma corretora.
O fundo de compensação dessa organização é abastecido pelas próprias empresas que são associadas a ele.
Qualquer corretora que realize operações com ações pode fazer parte do SIPC. As corretoras que são registradas no SEC (Securities Exchange Commission), agência que regula o mercado de capitais dos Estados Unidos, também são associadas ao SIPC.
As corretoras que não são associadas ao SIPC precisam deixar isso muito claro para os seus clientes, já que se houver algum problema com a empresa eles não receberão de volta as ações que estavam na corretora nem o dinheiro que eles possuíam na conta dessa entidade.
Além disso, é importante dizer que o SIPC não é um órgão ligado ao governo, não é uma agência e não tem poder para investigar e punir outras corretoras. Seu objetivo é proteger os investidores caso a corretora que eles utilizem encerre as atividades.
Como o SIPC ajuda os investidores?
Caso a corretora em que o investidor concentre os seus investimentos falir, o SIPC repõem até US$ 500.000,00 do valor que a pessoa tinha em ações e em outros títulos negociados nas bolsas de valores americanas, sendo no máximo US$ 250.000,00 em dinheiro.
Além disso, o SIPC também protege o investidor caso alguém da corretora faça alguma operação não autorizada por ele.
Todos os títulos e investimentos são oferecidos pela Northbound Securities LLC (“Northbound”), membro da SIPC. A Northbound é uma afiliada do Northbound Group Inc (Sproutfi).