Taxa de juros dos EUA chega a maior nível desde 2007: o que isso significa para o investidor
Neste artigo:
- A taxa de juros do Fed;
- O que isso representa para seus investimentos.
O Fed (Federal Reserve System, o banco central dos Estados Unidos) anunciou no último dia 3 de maio de 2023 nova elevação na taxa de juros. O reajuste é de 0,25%, o que faz com que a alíquota para o intervalo entre 5% e 5,25%.
"A atividade econômica expandiu-se por um ritmo modesto no primeiro trimestre. Os ganhos de empregos foram robustos nos últimos meses e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação segue elevada", informou o órgão em comunicado.
"O Comitê busca alcançar o máximo de emprego e inflação à taxa de 2% no longo prazo. Em apoio a essas metas, o Comitê decidiu aumentar a faixa-alvo para a taxa dos fundos federais de 5 a 5,25%. O Comitê monitorará de perto as informações recebidas e avaliará as implicações para a política monetária", completou.
A alteração marca o décimo aumento consecutivo e faz com que a taxa de juros chegue ao patamar mais alto nos Estado Unidos desde setembro de 2007. Em junho de 2006, a marca já havia chegado a 5,25%.
Em março de 2023, o Fed já havia anunciado crescimento da taxa – também de 0,25%. Os próximos encontros do banco central norte-americano estão agendados para os dias 13 e 14 de junho.
O que o aumento da taxa de juros representa na prática
A taxa de juros aumentou, fato. Mas o que isso representa, de concreto, para a carteira do investidor?
Taxas de juros baixas podem estimular a economia, tornando mais fácil para pessoas e empresas obter dinheiro emprestado para grandes compras e investimentos, levando ao aumento da atividade econômica. Enquanto isso, as altas taxas de juros desencorajam os gastos tanto dos consumidores quanto das empresas, aumentando o custo dos empréstimos, levando à redução da atividade econômica.
No caso atual da economia norte-americana, em que a taxa de juros está no pico, investir nos Estados Unidos vai ficar mais atraente para quem aplica dinheiro em renda fixa, os chamados bonds.
Juros mais altos melhoram a rentabilidade das aplicações em renda fixa, mais conservadoras. Com isso, tendem a tirar dinheiro de investimentos da economia real e de ativos mais arriscados, como a bolsa de valores.
Vale lembrar que os ETFs que aplicam investimentos em renda faixa, os ETFs de bonds, abriram 2023 em alta.
*Este é um exemplo ilustrativo e não representa uma recomendação de investimento.